Serviços especializados

A MAR TETHYS possui grande experiência, know-how e equipamentos de alta tecnologia para a realização de levantamentos de dados oceanográficos e estudos ambientais para o suporte a realização de obras de engenharia oceânica, costeira e portuária.

Dentre nossos serviços especializados, destacam-se:

1. Levantamentos Batimétricos
2. Levantamentos Geofísicos
– Sísmica Rasa de Reflexão
– Sonografia de Varredura Lateral
3. Levantamento e Monitoramento em Tempo Real de Dados Ambientais (Meteoceanográficos e Qualidade de Água) – Oceanografia Operacional

1. LEVANTAMENTOS BATIMÉTRICOS

O levantamento de dados batimétricos consiste na determinação das profundidades de ambientes aquáticos por meio de sondagens acústicas (ondas sonoras), fazendo uso de equipamentos especializados (1 – ecobatímetros).
A MAR TETHYS consta com grande experiência na realização de levantamentos batimétricos nos mais diversos ambientes aquáticos. Nossos serviços são realizados seguindo rígidos padrões de qualidade, observando todas as orientações da Organização Internacional de Hidrografia (IHO) e das Normas da Autoridade Marítima para Levantamentos Hidrográficos (NORMAM 25/DHN).
Contamos com equipamentos (ecobatímetros), acessórios (2-DGPS , 3-SVP , 4-IMU ) e programas de computador de ponta (5-Hypack , 6-Caris ) para a realização levantamentos batimétricos categorias “A” e “B” (NORMAM 25/DHN), do tipo monofeixe e multifeixe. Também executamos levantamentos de dupla frequência (24/200 kHz), muito utilizados na determinação de camadas de material em suspensão e lama fluída em regiões portuárias.
Os produtos decorrentes dos serviços de batimetria consistem de plantas batimétricas, onde são espacializadas as profundidades da área levantada, arquivos eletrônicos das profundidades sondadas e respectivas coordenadas geográficas (xyz), e relatórios técnicos descrevendo a metodologia e os resultados do levantamento.
O conhecimento preciso das profundidades (batimetria) de uma determinada área pode ser considerada como uma das informações mais importantes para o correto planejamento, execução e manutenção de obras e projetos de engenharia costeira e portuária. Os dados batimétricos (profundidades) são utilizados como informação primária em uma série de processos técnicos, como por exemplo, na determinação de calados operacionais de áreas portuárias e no dimensionamento de volumes e custos de obras de dragagem. São dados obrigatórios para a realização de simulações de manobrabilidade de embarcações e modelagens numéricas de processos hidrodinâmicos, morfodinâmicos e da dispersão de derrames de óleo e outros produtos químicos.
A realização adequada do levantamento batimétrico, de acordo com os critérios técnicos necessários, é peça fundamental para o sucesso de seu projeto.

1 – Ecobatímetro CVM Echotrack.

2 – Receptor DGPS GNSS de Alto Desempenho Geo-Tech.

3 – Dispositivo Sound Velocity Profiler (SVP).

4 – Compensador de Movimento (IMU – Inertial Movement Unit).

5 – Imagem da tela de aquisição e processamento de dados do programa Hypack.

6 – Imagem da tela de processamento de dados do programa canadense Caris.

2. LEVANTAMENTOS GEOFÍSICOS

Os levantamentos geofísicos têm por objetivo a determinação indireta (sem amostragem de material) das características físicas das camadas superficiais e de sub-superfície da área investigada. Permitem a identificação e o mapeamento de estruturas localizadas na superfície do leito marinho (cascos soçobrados, rochas aflorantes, artefatos arqueológicos, entre outros), e de estruturas enterradas (subsuperfície), como maciços rochosos não aflorantes, tubulações/oleodutos e adutoras, além da caracterização da sequência de deposição sedimentar do ambiente investigado.
São importantes ferramentas em projetos de engenharia costeira e portuária, pois permitem a descrição detalhada das camadas superficiais e sub-superficiais do leito da área investigada.

  • SÍSMICA RASA DE REFLEXÃO

A sísmica rasa de reflexão consiste de um método geofísico que permite a perfilagem vertical das camadas subsuperficiais da área investigada, possibilitando assim a identificação e o mapeamento de estruturas geológicas e artefatos enterrados no fundo de um ambiente aquático. A utilização deste método é de extrema importância na caracterização de áreas de dragagem e derrocamento submarino, para a determinação das cotas de maciços rochosos para a instalação de estacas de sustentação em obras de engenharia, e na definição dos parâmetros de navegação do local.

A MAR TETHYS utiliza perfiladores sísmicos (7 – SBP) de alta resolução, dotados de hidrofones e centrais de processamento eletrônico dos dados aquisitados. Utilizamos software especializado (8 – SonarWiz5) para o processamento dos dados geofísicos e produção de registros sísmicos confiáveis.
O produto do levantamento sísmico varia de acordo com a necessidade do cliente, e, além do relatório técnico contendo a metodologia aplicada, podem ser gerados mapas e plantas com a localização de maciços rochosos e/ou artefatos arqueológicos identificados, bem como perfis verticais da sequência sedimentar da área investigada.

  • SONOGRAFIA DE VARREDURA LATERAL

O levantamento sonográfico de varredura lateral consiste do imageamento em planta (2D, dimensões X,Y) da superfície do fundo do ambiente investigado. Neste levantamento utiliza-se o equipamento Sonar de Varredura Lateral (9 – Side Scan Sonar), o qual faz uso de energia acústica para a determinação das características de rugosidade da superfície do ambiente investigado.
Utilizamos programas especializados para a aquisição (Hypack) e processamento (SonarWiz5) dos dados. Como produto do levantamento sonográfico, são gerados mosaicos, resultantes dos registros sonográficos aquisitados. Também podem ser elaborados mapas descrevendo estruturas de interesse (naturais e de origem humana) localizadas na superfície, bem como as características sedimentares e a presença de canais na área investigada.

7 – Equipamento DGETECH 3100-P Portable Sub-Bottom Profiling System com sensor SB216s.

8 – Imagem de um perfil sísmico.

9 – Sonar de varredura lateral modelo Sportscan.

3. LEVANTAMENTO E MONITORAMENTO EM TEMPO REAL DE DADOS AMBIENTAIS (METEOCEANOGRÁFICOS E QUALIDADE DE ÁGUA) – OCEANOGRAFIA OPERACIONAL

A MAR TETHYS é especializada em traduzir os fenômenos naturais de forma precisa, cômoda e em uma linguagem de fácil entendimento para o público em geral.
Somos especialistas no levantamento de dados meteorológicos (vento, pressão atmosférica, pluviosidade e radiação solar), oceanográficos (marés, ondas, correntes, temperatura da água e salinidade) e de qualidade da água (Oxigênio dissolvido, pH, Turbidez, Clorofila-a, Sólidos Totais Dissolvidos e Condutividade).
Além da execução de levantamentos de dados ambientais por períodos pré-determinados (sob demanda), possuímos grande experiência e know-how na implantação e na manutenção de sistemas de monitoramento de dados ambientais em tempo real. Os parâmetros ambientais são mensurados e disponibilizados quase que instantaneamente ao cliente, por meio de um portal na internet e aplicativos para Tablets e Smartphones.

A MAR TETHYS, juntamente ao Grupo ACQUAPLAN, mantém em funcionamento há quase três anos, e com alto índice de funcionalidade, o Sistema de Monitoramento Portuário (SIMPORT) em diversos terminais do Brasil (www.simport.net.br).

Nossa equipe é composta por profissionais habilitados nas áreas da oceanografia, engenharia ambiental, e eletrônica, assegurando assim a acurácia e a eficácia de nossos sistemas de monitoramento em tempo real. Utilizamos sensores de última tecnologia para a medição dos parâmetros ambientais, entre eles ADCPs (10-Perfiladores Acústicos de Correntes), Marégrafos (11), Estações Meteorológicas (12) e Sondas Multiparâmetros (13) . De acordo com a necessidade do cliente, nossos sistemas de monitoramento podem ser projetados com redundância (duplicidade) na transmissão de dados (14).

A qualidade dos dados ambientais levantados passa por um rigoroso processo de controle de qualidade, assegurando assim a acurácia nas informações disponibilizadas aos nossos clientes.

10 – ADCPs: Aquadopp e AWAC da empresa norueguesa Nortek.

11 – Marégrafo de radar da empresa inglesa Valeport e marégrafo de pêndulo.

12 – Estação Meteorolígica

13 – Sonda multiparâmetro modelo SAMBAT da fabricante francesa NKE.

14 – Receptor de radio frequência e um módulo GPRS