Empresa dinamarquesa destaca parceria em simulações de navegação com a Acquadinâmica

15/12/2016 Categoria: Geral
acquasim

Equipamento da FORCE Technology está instalado em Balneário Camboriú e auxilia práticos e portos para navegação e desenvolvimento de projetos portuários.

As atividades do Centro de Simulações Marítimas – ACQUASIM da empresa Acquadinâmica, do Grupo ACQUAPLAN, ganharam destaque internacional no site e na newsletter da empresa FORCE Technology, da Dinamarca. As duas empresas são parceiras na oferta de serviços e tecnologias em simulação de navegações por meio de um simulador instalado na Praia dos Amores, em Balneário Camboriú (SC). Nesse simulador, é possível realizar estudos e treinamentos avançados de manobras de navios e desenvolvimento de complexos estudos de engenharia portuária com alta qualidade a baixo custo.

Essas atividades são essenciais para contribuir na modernização dos portos brasileiros, por exemplo. A infraestrutura portuária brasileira necessita de atualizações técnicas e de maior expansão das instalações à medida que navios maiores chegam aos terminais no Brasil. O governo brasileiro tem, como objetivo, aumentar a produção portuária em média 5,7% a cada ano, até 2030.

Segundo a FORCE Technology, empresa de Engenharia Marítima com mais de 50 anos de testes de navios e desenho naval, é impensável modernizar um porto sem incluir simulações precisas como parte do estudo de viabilidade.

“Um novo layout de portos ou um novo recurso de atracação tem um impacto nos aspectos econômicos e ambientais. Portanto, são necessários testes usando simulação e modelos matemáticos muito precisos. Isso garantirá operações diárias seguras e eficientes. Há muitos exemplos que confirmam prejuízos quando essa ferramenta não foi utilizada”, explica Guillermo Garay, gerente de Projetos Sênior da FORCE Technology.

A Acquadinâmica é uma empresa com larga experiência em Oceanografia, contribuindo para a eficiência dos dados dispostos no simulador. “Percebemos que nossos clientes das indústrias portuárias e navais precisavam de um serviço especializado de alta qualidade em simulações marítimas e descobrimos que a FORCE Technology, com sua excelente tecnologia, era a empresa certa para nos ajudar”, explica João Thadeu de Menezes, CEO da Acquadinâmica.

Assim, a cooperação entre a Acquadinâmica e a FORCE Technology viabiliza a realização de grandes projetos de engenharia no Brasil, com dados precisos sobre as condições ambientais e a modelação dos navios, além de modelos matemáticos específicos para diversas necessidades de simulação naval.

“Queremos continuar a reforçar as nossas competências dentro da simulação a fim de expandir o nosso potencial na modernização portuária”, conclui João Thadeu de Menezes.

Mais informações sobre estudos de manobrabilidade de navios e sobre o simulador de navegações, acesse o site da ACQUASIM ou ligue no 55 (47) 3366-1246.