Comando da Marinha de Santa Catarina conhece Centro de Simulações Marítimas do Grupo Acquaplan

25/08/2016 Categoria: Geral

O AcquaSIM, da empresa Acquadinâmica, mantém um equipamento de simulação de manobras de navios considerado um dos mais modernos e realistas em operação atualmente no país e está instalado na Praia dos Amores, em Balneário Camboriú.

O Capitão dos Portos de Santa Catarina e comandante da Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina, Luís Filipe Rabello Freire, acompanhado de oito oficiais da Capitania dos Portos de Santa Catarina, vieram ao bairro Praia dos Amores, em Balneário Camboriú, conhecer o AcquaSIM, o Centro de Simulações Marítimas da empresa Acquadinâmica Modelagem e Análise de Risco Ambiental, integrante do Grupo Acquaplan.

O equipamento está instalado na Praia dos Amores, em Balneário Camboriú. A visita dos oficiais da Marinha do Brasil teve o objetivo conhecer o simulador de manobras de navios Simflex4, desenvolvido pela empresa dinamarquesa Force Technology, um dos equipamentos mais modernos do mundo.

O simulador pode auxiliar a Marinha do Brasil na tomada de decisões sobre estudos náuticos. “Trata-se de uma importante ferramenta para auxiliar a Autoridade Marítima na tomada de decisões para a navegação nos portos catarinenses”, comentou o especialista em projetos de manobra e comandante aposentado da Marinha, Valdecílio Pinheiro Linhares, responsável por apresentar o simulador aos oficiais.

Conheça o equipamento clicando aqui.

Reforço técnico e preciso

A movimentação de navios de cargas e de passageiros em todo o litoral brasileiro está em alta. Cresce na mesma proporção em que são exigidos pela autoridade marítima maior precisão nos parâmetros operacionais em áreas portuárias e de navegação em canais de acesso e em bacias de manobras, cada vez mais próximas dos limites costeiros e margens de rios. Este cenário requer também maior acuracidade na construção de navios e no conhecimento técnico de navegação.

Uma ferramenta bastante utilizada neste sentido são os simuladores marítimos. Precisos, eficientes, flexíveis e realistas, esses equipamentos contribuem para a realização de testes de parâmetros navais e métodos específicos de navegação. Também contribuem para o conhecimento de novas áreas de navegação, para a adequabilidade de estratégias de manobras em diferentes ambientes e condições meteoceanográficas, e também, para a reconstituição de acidentes náuticos.

“O simulador é capaz de reproduzir o ambiente e comportamento do navio com alto grau de eficiência, interagindo ambos num mesmo sistema de aplicabilidade que se transforma numa ferramenta de auxílio à decisão em todos os níveis, ao prático, ao engenheiro naval à autoridade portuária, ao empreendedor e, principalmente, à autoridade marítima, ou seja, o simulador oferece benefícios em todos os níveis”, afirma o especialista em projetos de manobra e comandante aposentado da Marinha, Valdecílio Pinheiro Linhares.

Sobre o AcuaSIM

O simulador em operação no Centro de Simulações Marítimas – AcquaSIM é um modelo Simflex4, construído pela empresa dinamarquesa Force Technology, parceira da Acquadinâmica neste investimento. É composto de três grandes telões que dão uma visão de 180 graus que pode alcançar 360 graus com o uso de um “joystick”. Três computadores menores com, respectivamente, um radar, um quadro geral de dados técnicos e uma carta náutica eletrônica do local onde é desenvolvido o estudo de manobras, integram a cabine de comando, semelhante a de um navio, instalada em uma sala escura.

O simulador oferece múltiplos conhecimentos para quem conduz os navios, para quem os projeta e para ambientes potencialmente portuários e de navegação. Auxilia na identificação visual de navegação, avalia a disposição e alinhamento de quebra-mar, a movimentação dos navios em navegação e atracados em relação às ondas, oferece controle de dados de profundidade, orientações operacionais incluindo a assistência de rebocador e permite uma aprofundada análise de riscos em todas as operações projetadas.

“Trata-se de um equipamento completo, de múltiplas funções, que integra com profundidade todas as condições meteoceanográficas, com precisão, eficiência, flexibilidade e realismo no desenvolvimento de manobras operacionais de navios e para projetos de engenharia naval”, comenta o oceanógrafo João Thadeu de Menezes, sócio da empresa Acquadinâmica.

Conheça o equipamento clicando aqui.