Startup Catarinense está desenvolvendo um Sistema de Gestão de Eventos Climáticos Extremos para o Rio Grande do Sul

11/06/2024 Categoria: Ambiental

Uma startup sediada em Santa Catarina pretende ajudar o estado do Rio Grande do Sul no planejamento e gestão hídrica com o lançamento de um sistema inovador para a gestão de eventos climáticos extremos. O FLLOW está sendo projetado para monitorar o nível e o fluxo de diversos rios no estado do Rio Grande do Sul, através de uma tecnologia avançada, incluindo uma rede de sensores e ferramentas de inteligência artificial – IA, para prever e alertar sobre potenciais riscos de inundações.

A startup Appix, do Grupo Acquaplan, que se especializou em soluções tecnológicas para problemas ambientais, está desenvolvendo o sistema com o objetivo de fornecer uma ferramenta estratégica para a defesa civil, e de grande importância para universidades, agricultores, indústria e gestores públicos. “O sistema permitirá o acesso público facilitado aos dados, disponibilizados em tempo real, garantindo que todas as partes interessadas possam tomar decisões”, afirma Fernando Diehl, CEO do Grupo Acquaplan.

Impacto Esperado:

O sistema pretende transformar o gerenciamento hídrico do Rio Grande do Sul, proporcionando base de dados para planejamento estratégico de ações preventivas e tomadas de decisão em eventos extremos, evitando prejuízos materiais, e principalmente, viabilizando a retirada rápida de pessoas das áreas de risco, evitando mortes em caso de novas enchentes.

O FLLOW estará disponível em breve e os principais benefícios do sistema serão:

  • Modelo digital do terreno: utilizando imagens de satélite e técnicas de geoprocessamento serão mapeadas as áreas de inundação, redefinindo as cotas altimétricas das bacias hidrográficas.
  • Instalação de Sensores: serão instalados dezenas de sensores de nível e fluxo nos rios das principais bacias hidrográficas., sendo que cada sensor instalado ajuda a fornecer dados precisos e disponibilizados em tempo real.
  • Previsões Precisas: utilizando modelo matemáticos e algoritmos de Inteligência Artificial, o sistema poderá prever variações críticas de nível e fluxo de rios, permitindo intervenções proativas para minimizar desastres.
  • Acesso Democratizado às Informações: informações acessíveis a todos e que terão grande aplicabilidade junto à comunidade, incluindo agricultores e empresários, que poderão se antecipar frente a ocorrência de eventos meteorológicos extremos.
  • Apoio a Políticas Públicas: ferramenta de grande importância para o planejamento urbano e rural, influenciando políticas de uso da terra e de implantação de infraestrutura.

Inovação Tecnológica:

“Estamos consternados com as mortes que ocorreram e o grande número de desabrigados, sem falar nos prejuízos econômicos e no patrimônio público e pessoal. Uma tragédia que afetou a indústria, agricultura e a pecuária, comprometendo a logística no Estado, além de prejuízos materiais, deixando marcas que nunca serão apagadas da memória dos gaúchos. Neste momento, gostaríamos de colaborar com a população do Rio Grande do Sul e estamos empenhando todos os esforços para ajudar a minimizar eventuais impactos em futuras enchentes. Não queremos mais ver pessoas perdendo a vida e seu patrimônio por falta de informação. Acreditamos que a nossa parcela de contribuição poderá ajudar as pessoas a enfrentar eventos meteorológicos extremos.” disse Emilio Dolichney, CEO da Appix.

Apoio e Parcerias:

O projeto já recebeu apoio de diversas empresas e organizações não governamentais e está aberto a novas parcerias e investimentos para expandir ainda mais seu alcance e eficácia.

Sobre a Startup:

Fundada em 2015, a startup tem se destacado no desenvolvimento de soluções tecnológicas que abordam desafios ambientais de grande importância. O Grupo Acquaplan desenvolveu o software Envix360, um dos mais completos sistemas de gestão ambiental do mercado, e o SIMPORT, um sistema de gestão de tráfego aquaviário e monitoramento meteoceanográfico, atualmente em operação em diversos portos do Brasil. Com uma equipe composta por especialistas em tecnologia, meteorologia, oceanografia e gestão ambiental, a empresa continua a buscar inovações que possam contribuir para um futuro mais seguro e sustentável.

Conheça o FLLOW, acesse: www.fllow.com.br