Iniciativa conta com apoio da SCPar Porto de São Francisco do Sul e pretende envolver o maior número possível de cidadãos francisquenses e de Joinville na ação.
Para combater o desrespeito com a natureza e alertar moradores e turistas sobre o problema do lixo no mar, o grupo Coletivo Nativos Tur promoverá o “1º Ação de Limpeza das Ilhas da Babitonga”. A iniciativa será realizada nesta quarta-feira, dia 5 de dezembro, e conta com apoio da SCPar Porto de São Francisco do Sul, da empresa Acquaplan Tecnologia e Consultoria Ambiental, da Prefeitura de São Francisco do Sul, através da Secretaria de Meio Ambiente, e da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural – EPAGRI. A saída dos barcos para as ilhas será às 9h e o retorno as 11h. Ao final, será feito sorteio de brindes.
O Nativos Tur é um coletivo de pessoas interessadas na implantação do Turismo de Base Comunitária em São Francisco do Sul, baía Babitonga e região. Os integrantes do grupo são pescadores artesanais, técnicos da área ambiental e moradores locais. O grupo foi consolidado a partir do Curso de Turismo Náutico e de Pesca, oferecido pelo Programa de Educação Ambiental da SCPar Porto de São Francisco do Sul e executado pela Acquaplan, em 2017.
Desde então, o grupo se encontra regularmente e recebe assessoria técnica do Programa de Educação da SCPar Porto de São Francisco do Sul. Nos encontros, discute-se sobre formas de concretizar ideais comuns: trabalhar recepcionando e conduzindo turistas em passeios náuticos na baía da Babitonga.
O grupo entende que o turismo de base comunitária é uma forma sustentável de gerar renda e proteger os patrimônios naturais e culturais da cidade, mas deve ser desenvolvido de forma ordenada, com regras e organização, para trazer benefícios mútuos à sociedade e ao ambiente local.
Durante as oficinas promovidas no curso em 2017, os alunos elaboraram roteiros de passeios náuticos na Babitonga que podem ser oferecidos aos turistas e moradores da cidade e região. Porém, um dos pontos negativos ressaltados foi a enorme quantidade de lixo acumulado nas ilhas da baía. Esse lixo, provavelmente, tem sua origem nas cidades no entorno da baía Babitonga, e também tem relação com o turismo desordenado.
Participação comunitária
Os interessados em participar do mutirão devem estar às 8h30 no Aterro da Babitonga. As pessoas serão divididas em grupos e, a partir das 9h, as embarcações partem para as ilhas com as equipes formadas. O retorno para o Centro Histórico será às 11h. Todo o lixo coletado será quantificado e destinado corretamente pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Ao final, será feito sorteio de brindes.
Os organizadores do evento convidam todos os interessados para contribuir com a coleta do lixo e participar da iniciativa, mas a convocação especial é para aqueles que possuem embarcação, para auxiliar no transporte dos lixos e das pessoas até as ilhas.
Para mais informações, contate Giseli Aguiar, da Acquaplan, pelo telefone (47) 98854-5282.