Estudantes que participam de um projeto de educação ambiental em Navegantes, apresentam nesta sexta-feira, 25 de agosto, às 17h, na Escola Municipal Izilda Reiser Mafra, o livro infantil “Quem é você, lontra?”. A publicação, que mostra como é possível e importante preservar as lontras que vivem nos estuários do rio Itajaí-Açu e Itajaí-Mirim, é resultado do envolvimento dos jovens com um trabalho de monitoramento da lontra realizado por eles desde 2013.
As ilustrações e os textos foram produzidos durante um curso de educação ambiental e conservação de espécies nativas, realizado por iniciativa do Programa de Educação Ambiental da Unidade da Huisman do Brasil como medida compensatória da empresa para a execução das obras de implantação do cais de atracação e dragagem de aprofundamento do canal, em atendimento às condicionantes da Fundação de Meio Ambiente – FATMA para uso de Áreas de Preservação Permanente – APP.
O conhecimento dos jovens sobre a presença das lontras em suas comunidades fez do curso o embrião do Projeto de Proteção às Lontras – PPL, realizado desde 2013 com o propósito de conhecer com mais profundidade as lontras da espécie Lontra longicaudis, um animal de característica territorialista, arredio, agitado e solitário, além de ameaçado de extinção.
A cartilha foi editada pela produtora Chilicom Vídeo & Design, de Itajaí.
Saiba mais sobre medidas compensatórias
As medidas compensatórias exigidas pelos órgãos ambientais são destinadas a compensar os impactos ambientais gerados durante o processo de desenvolvimento e execução de um projeto.
Essas medidas devem ser tomadas pelo empreendedor e podem ser aplicadas antes, durante e após as obras. A forma como a medida será aplicada é livre e dependerá da Análise de Impactos Ambientais, que determinará as formas de controle e mitigação dos impactos, assim como de compensação ambiental.
No caso do livro “Quem é você, lontra?”, por sugestão do Grupo ACQUAPLAN, consultora ambiental da Huisman, os empreendedores optaram pela produção de material editorial de enfoque educacional e comunitário, além da aquisição de uma área de morraria em Navegantes, que receberá investimentos em proteção e preservação.