Em 2023, a Organização das Nações Unidas (ONU) chama a atenção da população do planeta para a importância de cada um fazer a sua parte para reverter a crise global da água e do saneamento. Repensar atitudes, reduzir o consumo e enfrentar a situação com consciência e responsabilidade é o que a ONU propõe no Dia Mundial da Água que marca este 22 de março. Entre hoje e dia 24, acontece em Nova Iorque a Conferência Mundial da Água que vai abordar o assunto sob diversos aspectos.
Para sensibilizar as pessoas, as empresas e os governantes, em janeiro o órgão iniciou uma grande campanha publicitária mundial. O conceito estratégico dessa comunicação está focado na fábula do beija-flor. Uma história cheia de significado, na qual o pequeno pássaro busca apagar um incêndio florestal carregando algumas gotas de água no seu bico. A ONU pede, também, que as pessoas do mundo todo formalizem seus esforços, assumindo sua responsabilidade, como pequenos beija-flores.
As propostas deverão ser incluídas na Agenda da Década Internacional da Água. Esta agenda definiu o período de 2018 a 2028 para fortalecer o caráter fundamental dos esforços em prol do desenvolvimento sustentável e da gestão integrada dos recursos hídricos como fatores cruciais para se alcancem os Objetivos do Milênio – sociais, econômicos e ambientais. Para saber mais sobre a campanha, acesse Dia Mundial da Água.
Tudo o que gente faz ou consome deixa uma pegada hídrica
A vida cotidiana não existiria sem água. Desde escovar os dentes ao acordar, até voltar para casa após a escola ou o trabalho, milhares de litros de água são consumidos. Nós, humanos, deixamos uma pegada “molhada” em tudo o que fazemos. Esse é conceito da pegada hídrica ou water footprint, criado pelo professor Arjen Hoekstra em 2002, quando trabalhava no Instituto para a Educação em Recursos Hídricos da UNESCO – órgão das Nações Unidas para a educação.
Conforme explica o site waterfootprint.org, “tudo o que usamos, vestimos, compramos, vendemos e comemos leva água para ser feito. Pode ser medido um único processo, como o cultivo de arroz, um produto, como uma calça comprida, o combustível que colocamos em nosso carro ou toda uma empresa. A pegada hídrica também pode nos dizer quanta água está sendo consumida por um determinado país, na região de uma bacia hidrográfica específica ou de um aquífero”.
Quer calcular a sua pegada hídrica? Acesse o link disponibilizado pela Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH) e veja o que pode fazer para reduzir o consumo de água no seu dia a dia. Calcule a sua Pegada Hídrica!