Porto Itapoá obtém licenças e vai ampliar terminal privado de contêineres

20/09/2016 Categoria: Geral
Capacidade de movimentação de cargas passará dos atuais 500 mil TEUs para 2 milhões de TEUs.

O Porto Itapoá obteve todas as licenças necessárias e prepara as primeiras atividades ambientais necessárias para ampliar o terminal privado de contêineres. As licenças vieram do IBAMA, da Secretaria Especial de Portos (SEP) e da Agência Nacional de Transporte Aquaviário (ANTAQ), após análise dos estudos e documentos realizados e produzidos pelo Grupo Acquaplan.

O investimento previsto na ampliação soma R$ 500 milhões, e será feito ao longo de até cinco anos. Parte dos recursos virá dos acionistas e outras parcelas serão captadas junto ao Banco do Brasil e ao Banco Votorantim. A área física do Porto Itapoá vai aumentar de 150 mil metros quadrados para 450 mil metros quadrados no período.

A capacidade de movimentação de cargas passará dos atuais 500 mil TEUs para dois milhões de TEUs. Claro que, na medida em que as obras fiquem parcialmente prontas, os novos espaços já serão aproveitados comercialmente

O diretor-presidente do empreendimento, Patrício Junior, está otimista. Ele acredita que o Porto Itapoá tende a crescer de 5% a 10% este ano, na comparação com o desempenho do ano passado.

“Fazemos rotas para todo o mundo e os negócios de exportação sobem. Em função das circunstâncias econômicas, as importações apresentam queda”, afirma Patrício.

Fonte: A NOTÍCIA/CLAUDIO LOETZ